segunda-feira, 1 de maio de 2017

Satay de frango com molho de amendoim

Fui à Malásia quando era criança, nas viagens de férias que fazia com os meus pais. Numa das vezes que visitámos esse belo país, estivémos na região do Bornéu: lembro-me das ilhas onde havia praias desertas paradisíacas, do monte Kinabalu, do resort onde ficámos instalados (por erro do hotel, ficámos na suite real, porque tinham perdido a nossa reserva e todos os outros quartos estavam cheios!) e do satay. É verdade, não me lembro mais nada do que comemos, mas lembro-me do satay.

Estas espetadas cheias de especiarias, acompanhadas com um molho doce delicioso, ficaram-me na memória até hoje. E sempre que posso, volto a elas com prazer. Desta vez segui a receita do Rasa Malaysia.





Ingredientes:

2 peitos de frango

Marinada:

2 colheres de sopa de óleo de sésamo não tostado
1 bolbo de citronela
2 dentes de alho
3 chalotas
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de açúcar mascavado escuro
1 pitada de piri-piri
Sal

Molho de amendoim:

2 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de açúcar mascavado escuro
1 colher de sopa bem cheia de polpa de tamarindo
1 noz de gengibre
2 dentes de alho
3 chalotas


Abrir os peitos de frango e bater com o martelo da carne ou o rolo da massa até ficarem finos. Cortar em tiras e reservar.

Juntar todos os ingredientes da marinada no liquidificador. Adicionar um pouco de água e triturar. Juntar à carne e deixar marinar durante 8 horas.

Colocar as tiras de carne em espetos de madeira, previamente demolhados em água. Levar ao forno em função grill durante 10 minutos, virando a meio para uma cozedura homogénea.

Para o molho, juntar a manteiga de amendoim, o molho de soja, o tamarindo e o açúcar numa panela não aderente. Ralar o gengibre e acrescentar à panela, bem como os alhos e as chalotas finamente picados. Adicionar água, mexendo sempre, até obter um creme. Levar a lume brando durante 5 minutos, mexendo sempre.

Servir o molho com as espetadas.



1 comentário:

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...